estimular o aprendizado

7 Formas divertidas de estimular o aprendizado das crianças!

Aprender é legal, mas estimular o aprendizado das crianças é ainda melhor quando ele vem no universo lúdico e divertido.

Em seu texto intitulado O Lúdico no Desenvolvimento Infantil, Patrícia Souza fala: 

“A atividade lúdica é a primeira forma que a criança encontra de descobrir o mundo, afinal ela não nasce sabendo brincar ou jogar, ela aprende com a mãe e os familiares na medida em que eles utilizam o lúdico como suporte para o desenvolvimento físico e para as construções mentais do bebê. Normalmente as primeiras atividades lúdicas dos bebês têm como característica a repetição de ações apenas por prazer. É desse primeiro contato com o lúdico que começa a ser gerado o raciocínio, e sua contínua utilização propicia a ampliação dos conhecimentos.”

Assim, já conseguimos entender, logo de cara, que o processo de aprendizado das crianças é diretamente impactado pelo universo divertido, mágico e imaginativo estimulado pelos pais e/ou responsáveis. 

Desta forma, por que não estimular o aprendizado da criançada de formas criativas? Neste post você aprende como fazer isso! 

Anote as diquinhas e aplique em casa! 

1 Utilize cores no processo de aprendizagem

Independente da idade, as cores são sempre artigos muito interessantes na hora de ensinar a seus filhos questões que, no futuro, serão utilizadas em vários contextos: 

  • semáforos;
  • psicologia das cores;
  • paleta de cores, círculo cromático e muito mais. 

Mas, ainda no âmbito infantil, as cores são bons estimulantes para chamar atenção e gerar mais interesse dos pequenos. Assim, aposte em brinquedos coloridos e divertidos, cheios de vida e com brinquedos interativos. Inclusive, essa é nossa próxima dica! 

estimular o aprendizado brincando

2 Brinquedos e brincadeiras interativas 

Como todo ser humano, a experimentação é um processo evolutivo muito forte: está na alimentação, nos estudos e no desenvolvimento cognitivo, físico, etc. 

Assim, colocar o corpo e cérebro para funcionar desde muito novos ajuda os pequetuxos a se desenvolverem com mais agilidade, melhores sentidos sensoriais, coordenação motora e outros aspectos psicológicos importantes mais aprimorados. 

Portanto, nessa hora vale tudo: aposte em pinturas, brinquedos de encaixe, brincadeiras de contato humano e uma infinidade de outras opções.

3 A leitura faz parte do aprendizado 

Uma criança que é estimulada a ler desde cedo aprende com mais velocidade a escrever, desenvolve com mais afinidade o vocabulário e a língua portuguesa (no caso do Brasil) e estimula MUITO a criatividade. 

Apoiadora desde sempre do desenvolvimento e aprendizado, os livros não são fontes de estudo a toa, né?!

Mesmo na era digital onde as crianças estão cada vez mais inseridas nos processos digitais, é bom se desvencilhar do celular e outros aparelhos digitais: deixe seus filhos terem contato com os livros! 

Inclusive, para isso existem vários brinquedos e livros educativos com foco na leitura, vale a pena conferir! 

4 Organização é tudo!

Brincadeira não é bagunça! Ensinar a organização pode ser muito divertido e importante para o desenvolvimento dos pequenos. 

Não a toa, várias marcas produzem brinquedos SUPER LEGAIS que, no final da brincadeira, se tornam também uma caixinha para guardar as peças e partes, e seu filho pode participar desse processo! 

Fala sério: fica mais fácil arrumar tudo quando a função é gostosa e compartilhada, né? Então, coloque a organização na lista de estímulos de aprendizados dos seus filhos! 

5 Esse, aquela ou aquele outro? Deixe as crianças escolherem! 

O processo de brincadeira também está ligado com a escolha: do que brincar, quando, quais as regrinhas e muito mais. 

Sendo assim, estimular durante as brincadeiras – e aprendizado – a opção de escolhas é muito importante para permitir que as crianças tenham mais autonomia. 

Lembrando: toda brincadeira precisa ser gostosa, divertida e interessante, caso contrário não é brincadeira, é obrigação! 

Portanto, inclua a criançada nas escolhas também, deixe-as se divertirem com este processo e veja um desenvolvimento de opinião muito mais forte nascer! 

6 Pode ou não pode?

Assunto mais sério: o que é “estar seguro” para uma criança? Ensinar aos pequenos o que é perigoso, o que pode ser feito e o que não pode é um processo longo e complicado. 

Até porque, é importante falar o porquê junto com o não, assim como este argumento precisa ser inteligente o suficiente para engajar as crianças a obedecerem. 

Então, não se torne o(a) carrasco(a): deixe as obrigações e regras fluírem com o diálogo e permita, de forma séria e segura, que seus filhos compreendam a importância do não e os motivos pelo qual ele é dito! 

7 Formas, nomes e números: vale tudo! 

estimular o aprendizado números

Por fim, não podia faltar algumas formas eficazes de estimular o aprendizado de forma divertida: as formas, os nomes e os números! 

Trabalhar com formas é excelente para a criatividade e ajuda a externalizar sentimentos, algo muito importante para as crianças e ainda mais para os pais. 

Já os nomes fazem parte do processo de aprendizado + socialização, uma vez que a criança terá contato com outras crianças, conversarão e conhecerão coisas novas. 

Por isso, contar com brinquedos que ajudam no desenvolvimento da fala e dos conhecimentos gerais (e obrigatórios) será essencial para a plena evolução das crianças. 

Pra fechar com chave de ouro, estão os – temidos – números: a matemática pode ser legal, sim! Com vários brinquedos e jogos, ensinar os numerais e a matemática deve começar bem cedinho, ajudando no processo de raciocínio lógico. 

 

E aí, curtiu as dicas? Agora é aplicar no desenvolvimento dos filhos e estimular o aprendizado cada dia mais! Na Estripulia, o planeta da diversão, você encontra brinquedos para todas as idades e com todas as finalidades, deixando o aprendizado das crianças muito mais gostoso! 

Confira nosso site oficial e navegue por nossa loja online, é um verdadeiro planeta de opções! Já sabe o que busca? Então nosso time de Estripulantes pode te atender direto pelo WhatsApp, é só clicar aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *