brincadeiras nostálgicas - capa

10 brincadeiras nostálgicas para reviver com a criançada!

Mês das crianças é o momento de celebrar carinho no Planeta mais divertido de todos: a Estripulia! 

Para se preparar para essa data tão especial – e gostosa – ao lado da família toda, nós separamos 10 brincadeiras pra lá de especiais: as mais nostálgicas! 

Então, segure-se nessa viagem ao passado e confira formas de levar as brincadeiras, jogos e esportes mais nostálgicos para a criançada de hoje em dia!

1 Peteca 

peteca Estripulia

 

Começando nossa lista de brincadeiras nostálgicas com um esporte super gostoso e engraçado, sem falar na competitividade. Jogar peteca é divertido e ainda exige muito do corpo, sendo excelente para o condicionamento, reflexo e senso de espaço. 

Existem diferentes modelos de peteca além das tradicionais de borracha, como as de areia, por exemplo. Mais leves ou não, o importante é juntar a família e os amigos e se divertir! 

2 Ioiô 

brincadeiras nostálgicas Ioiô estripulia

Qual pessoa nascida nos anos 90 pra trás – a galera Cringe – não desejou o Ioiô que acende da Coca-Cola, né? 

Seja com essa peça icônica dos amantes desse brinquedo ou não, o Ioiô ainda é super legal para desafiar os amigos e a família, fazendo seus movimentos clássicos como o “cachorrinho”, o “pêndulo” ou outros! 

Além disso, vale lembrar que eles foram febre nos anos 90 e 2000, um verdadeiro sucesso! Que tal passar um legado divertido para seus filhos? Sua habilidade no Ioiô será uma opção interessante! 

3 O que é o que é? 

Jogo de charadas, a brincadeira é boa para engajar todo mundo, inclusive as pessoas mais velhas da família já que não exige esforços físicos intensos, é completamente segura e ainda estimula a memória.

Para brincar, faça uma charada sempre começando com a pergunta “O que é o que é?”, e quem responder corretamente primeiro, ganha! Separamos algumas charadas legais para você: 

 

  1. O que é o que é: cai de pé e corre sempre deitado? 
  2. O que é o que é: nasce grande e morre bem pequeno? 
  3. O que é o que é: que é bem verdinho como mato, mas não é, e fala como gente, mas não é? 
  4. O que é o que é: anda sempre com os pés na cabeça?
  5. O que é o que é: consegue passar pela água e nunca se molha?
  6. O que é o que é: faz parte da fauna brasileira e seu nome de trás pra frente é igual ao original? 
  7. O que é o que é: estão sempre bem quietas, ao mesmo tempo agitadas, dormem durante o dia e de noite estão acordadas?
  8. O que é o que é: quanto mais você, maior fica?
  9. O que é o que é: é nascido na água, criado na água, mas se você jogar na água, morre; 
  10. O que é o que é: a grande diferença entre a bota e a calça? 

Confira as respostas ao fim deste conteúdo! Até lá, pense nas respostas para depois saber se você acertou! 

4 Papagaio (Pipa)

papagaio estripulia

Coloque um sorriso no rosto do seus filhos: chame eles pra soltar papagaio! 

As famosas pipas, que inspiram filmes, livros, eventos e muito mais, ainda fazem muito sucesso e são brincadeiras gostosas para aquecer a garotada para o mês das crianças.

Multicoloridas, temáticas e de diferentes formatos: deixe a criatividade ganhar vida na brincadeira e alegre o céu com cores! 

5 Telefone sem fio

Quer dar MUITA risada? Então o telefone sem fio é a brincadeira ideal para fazer com a família inteira reunida!

Excelente quando a família é grande ou os amigos também estão juntos, quanto mais pessoas, melhor. Fale uma frase para a pessoa da ponta da mesa apenas UMA VEZ e espere chegar na última, ao fim da mesa: acredite, o resultado será muito diferente e MUITO engraçado! 

6 Dança das cadeiras 

Essa foi uma brincadeira muito realizada nas escolas nos anos 80, 90 e até o fim dos anos 2000! Funciona assim: 

Se um grupo de 8 pessoas estiver brincando, coloque 7 cadeiras em um círculo e todos os envolvidos precisam rodar, dançando ao som de uma música, em volta das cadeiras. 

Então, quando a música for pausada, você precisa se sentar em uma das cadeiras disponíveis, quem ficar sem cadeira, perdeu! Faça isso até restarem só duas pessoas e 1 cadeira, e que vença a pessoa mais rápida!

A brincadeira é divertida, engraçadíssima e cheia de energia, excelente para animar o clima da casa com muito carinho e risadas super sinceras! 

7 Vivo e morto

brincadeira estripulia

Fácil de brincar, será necessário o jeito animado e alegre de todos os participantes! Sem limite de pessoas, a brincadeira é rápida e podem acontecer várias partidas no mesmo dia, o que é excelente para quem gosta de se divertir MUITO igual a gente! 

Funciona assim: enquanto todos esperam, uma pessoa escolhe Vivo ou Morto: vivo todos ficam de pé, morto todos precisam se abaixar. Quem errar, está fora da rodada! 

8 Cabo de Guerra

brincadeiras nostálgicas cabo de guerra estripulia

Espaço, força e muito trabalho de equipe!

Cabo de Guerra é uma das brincadeiras nostálgicas mais queridas por exigir trabalho de equipe! Assim, serão necessários dois times e uma corda grande, e quem conseguir puxar o outro time para seu próprio lado, ganha! 

É importante ter um juiz e linhas segmentando cada área. É o tipo de brincadeira divertida para fazer com os amigos e entre famílias também, juntados várias pessoas para conseguir compor a brincadeira. 

Quer deixar ela ainda mais engraçada? Brinque em algum lugar que tenha lama ou sabão! 

9 Elástico

A brincadeira que fez as últimas décadas pular bastante alto! Brincar de elástico exige pelo menos 3 pessoas e um elástico cumprido. Duas pessoas seguram com os calcanhares, depois quadril e, no último nível, ombros.

Então, o desafio é consegui pular para a área de dentro, e acredite, não é nada fácil! Coloque todo mundo pra suar, mas lembre-se de tomar cuidado com acidentes! 

10 Amarelinha 

brincadeiras nostálgicas amarelinha estripulia

PISOU OU NÃO PISOU? 

A briga – porém divertida – que nunca terminou foi se pisou na linha ou não na amarelinha. Mesmo com esse conflito gostoso, a brincadeira ainda é sucesso por ser fácil de brincar, inclusive em áreas externas e internas. 

Na rua, no prédio, no quintal ou até mesmo dentro de casa, a amarelinha exige equilíbrio e concentração, e que vença quem for mais habilidoso! 

 

Respostas: O que é o que é! 

Confira abaixo a lista de repostas! 

 

  • A chuva. 
  • O lápis. 
  • O papagaio. 
  • O piolho. 
  • A sombra.
  • A arara.
  • As estrelas.
  • Um buraco. 
  • O sal.
  • A bota a gente calça e a calça a gente bota! 

 

Então, gostou das brincadeiras nostálgicas e já está tudo pronto para se divertir com sua família, celebrando com muita alegria? Conte com a Estripulia para aprimorar todas as brincadeiras e jogos!

Acesse nossa loja virtual e conheça jogos e vários brinquedos para deixar o dia ainda mais divertido! Além disso, recomendamos nosso conteúdo sobre presentes Geeks, seus filhos vão amar essas dicas! 

Clique aqui para acessar o conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *